Geral
Tradução das Diretrizes de Sedação e Analgesia da Society Critical Care Medicine 2018
7 de janeiro de 2019
Diretrizes de Prática Clínica para a Prevenção e Tratamento da Dor, Agitação/Sedação, Delirium, Imobilidade e Interrupção do Sono em Pacientes Adultos na UTI

Nas últimas duas décadas, estudos relacionados às diretrizes de sedação e analgesia do paciente grave internado em Unidades de Terapia Intensiva mudaram paradigmas no tratamento da dor e agitação desses pacientes.

Ao contrário do que ocorria até o início do século, os pacientes com condições críticas diversas não mais necessitam estar profundamente sedados durante o tratamento de suas enfermidades, podendo, agora, ser utilizada técnica de sedação superficial, mantendo-se os pacientes “conscientes, calmos e cooperativos”, sempre que possível, com melhores resultados relacionados a morbimortalidade.

Em 2013, foram publicadas as “Diretrizes para Prática Clínica da Gestão da Dor, Agitação e Delirium em Pacientes Adultos na Unidade de Terapia Intensiva”, extensa revisão de uma força-tarefa multidisciplinar da Society of Critical Care Medicine, sociedade norte-americana de cuidados intensivos.

Esse grupo de pessoas, de várias instituições, analisou os resultados associados à sedação, analgesia e delirium em pacientes adultos em estado crítico.

Foram levantadas relevantes questões clínicas, utilizando o método GRADE – Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation para revisar, avaliar e resumir a literatura, além de elaborar procedimentos clínicos e recomendações.

Em setembro de 2018, publicou-se a revisão destas diretrizes, agora ampliada, com o título “Diretrizes de Prática Clínica para a Prevenção e Tratamento da Dor, Agitação / Sedação, Delirium, Imobilidade e Interrupção do Sono em Pacientes Adultos na UTI”.

Destaca-se neste novo título o acréscimo de dois temas: Imobilidade e Interrupção do Sono.

Sabemos que muito ainda se discute sobre o assunto, um dos temas mais empolgantes e atuais nos Congressos e Simpósios da nossa especialidade. Controvérsias ainda existem e serão motivos de debates durante longos anos.

Entretanto, já se desenha um novo caminho, em que o trabalho multidisciplinar e humanizado na terapia intensiva terá um papel mais importante que o tratamento farmacológico, para minimizar o sofrimento de nossos pacientes, reduzindo a ocorrência de dor, agitação e delirium na UTI, realizando-se a reabilitação e mobilização e permitindo um sono adequado aos nossos pacientes.

Buscando contribuir com a disseminação desse conhecimentos, elaboramos este estudo dirigido. Nele você encontrará:

A tradução oficial do artigo, feita pela Somiti e aprovada pela Society of Critical Care Medicine, contendo as diretrizes para a prática clínica da gestão da dor, agitação e delirium;

Faça o download das Diretrizes de Sedação e Analgesia da Society Critical Care Medicine 2018

Boa leitura!

Dr. Leandro Braz de Carvalho
Coordenador do Curso Fundamental Critical Care Support (FCCS)  SCCM/ Somiti
Membro do Comitê do Programa FCCS da Society of Critical Care Medicine (SCCM)
Médico Especialista em Anestesiologia e Medicina Intensiva
Área de Atuação em Dor

Revisão: Dr. Hugo Andrade Urbano
Presidente da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti)
Coordenador dos cursos de Pós Graduação em Urgência e Emergência da Faculdade Unimed e cursos de Imersão – Somiti
Médico especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva
Coordenador da UTI do Hospital Vila da Serra – Nova Lima – MG

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Estudos
20 de dezembro de 2016
Remédio para a saúde no Brasil

Welfane Cordeiro Júnior – Coordenador do curso GASU da Somiti, médico intensivista, com MBA em Gestão de saúde pela FGV e mestrado em gestão de tecnologias e inovação de saúde pelo Hospital Sírio Libanês de São Paulo. Do início até a década de 90 do século XX, o mundo discutia quem era mais diabólico: capitalismo ou comunismo. […]

Notícias
5 de fevereiro de 2019
Fonoaudiologia faz primeira reunião de 2019
Notícias
24 de julho de 2015
Somiti oferece treinamento gratuito para população
Notícias
31 de março de 2020
Prefeitura de Belo Horizonte abre novo processo seletivo para médicos e técnicos em enfermagem