Preparado para mais um Quiz Somiti? Então vamos falar de incidência de diarréia pós operatório de cirurgia cardíaca.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Hoje a questão é sobre Incidência de diarréia pós operatório de cirurgia cardíaca. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Questão
Paciente em pós operatório de cirurgia cardíaca, em uso de nutrição enteral padrão sem fibras, em modo contínuo, a 82 mL/h via SNE, com boa tolerância, sem relato de complicações do trato gastrointestinal.
Constatou-se infecção de ferida operatória, sendo necessário antibioticoterapia. Paciente evoluiu com diarréia, em média 4 episódios de fezes líquidas ao dia, em grande quantidade.
O que fazer, em primeiro momento, como proposta para tratamento da diarreia?
A – Suspender a nutrição enteral;
B – Alterar nutrição enteral para modo intermitente;
C – Iniciar uso de prebiótico;
D – Iniciar dieta elementar.
Comentário
A incidência de diarréia em pacientes de terapia intensiva, recebendo nutrição enteral, varia de 2% a 95% dependendo do conceito utilizado girando em média em torno de 20% e, geralmente, resulta em consequências como desequilíbrio eletrolítico e desidratação.
Muitos profissionais, na tentativa de controlar a diarréia, interrompem a nutrição enteral, ocasionando nutrição inadequada do paciente e não resolução da causa da diarréia.
O uso do modo intermitente da nutrição enteral atinge a meta nutricional com mais eficácia, porém não altera o funcionamento intestinal, como nos casos de diarreia, podendo até piorá-la
Fórmulas contendo proteína hidrolisada e aminoácidos são denominadas como semi-elementar e elementar, respectivamente.
São fórmulas a serem consideradas em casos de diarréia persistente ou outras condições de má-absorção, apesar de serem dietas com alta osmolaridade (a dieta elementar não é utilizada hoje no paciente adulto).
Diversos fatores podem contribuir para inicio da diarréia como a administração de antibióticos que ocasionam alteração da microbiota intestinal, o que resulta em crescimento de bactérias patogênicas, como Enterobacteriaceae e Clostridia, e inibição da microbiota intestinal anaeróbica, com redução da produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).
Para pacientes que desenvolvem diarréia, o uso de fibras solúveis prebióticas demonstra resultados benéficos, uma vez que possuem impacto na microbiota intestinal e na função de barreira intestinal. A fermentação das fibras solúveis prebióticas, como FOS e inulina, resulta na produção de AGCC.
O efeito trófico dos AGCC no cólon estimula a captação de água e eletrólito, além de estimular o crescimento de Bifidobacteria e Lactobacillus.
Resposta certa
Letra C – Iniciar uso de prebiótico
Referência:
Brito-Ashurst, I., Preiser, Jean-Charles. Diarrhea in Critically Ill Patients: The Role of Enteral Feeding. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, 2016. 40(7): p. 913-923.
McClave. S.A., et al. Guidelines for the Provision and Assessment of Nutrition Support Therapy in the Adult Critically Ill Patient: Society of Critical Care Medicine (SCCM) and American Society for Parenteral and Enteral Nutrition (A.S.P.E.N.). Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, 2016. 40(2): p. 159-211.
Jeniffer Danielle Machado Dutra
Nutricionista
Mestre pelo Programa Saúde do Adulto – UFMG
Pós graduação em Terapia Nutricional e Nutrição Clinica – GANEP
Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional – VP Centro de Nutrição Funcional
Nutricionista Voluntária na Associação Pró-Cura da ELA
Membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
Revisor:
Lucas Lima Carvalho
Intensivista pela AMIB
Nutrólogo – Coordenador da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutriconal – EMTN do Hospital Vila da Serra, Nova Lima,MG
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.