Estudos
Quiz #33- Diarréia pós operatório
29 de março de 2018
Preparado para mais um Quiz Somiti? Então vamos falar de incidência de diarréia pós operatório de cirurgia cardíaca. O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva. Hoje a questão é sobre Incidência de diarréia pós operatório de cirurgia cardíaca. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.   [caption id="attachment_683" align="aligncenter" width="620"]Quiz #33 - Incidência de diarréia pós operatório de cirurgia cardíaca Quiz #33 - Incidência de diarréia pós operatório de cirurgia cardíaca[/caption]

Questão

Paciente em pós operatório de cirurgia cardíaca, em uso de nutrição enteral padrão sem fibras, em modo contínuo, a 82 mL/h via SNE, com boa tolerância, sem relato de complicações do trato gastrointestinal. Constatou-se infecção de ferida operatória, sendo necessário antibioticoterapia. Paciente evoluiu com diarréia, em média 4 episódios de fezes líquidas ao dia, em grande quantidade. O que fazer, em primeiro momento, como proposta para tratamento da diarreia?   A – Suspender a nutrição enteral; B – Alterar nutrição enteral para modo intermitente; C – Iniciar uso de prebiótico; D – Iniciar dieta elementar.    

Comentário

A incidência de diarréia em pacientes de terapia intensiva, recebendo nutrição enteral, varia de 2% a 95% dependendo do conceito utilizado girando em média em torno de 20% e, geralmente, resulta em consequências como desequilíbrio eletrolítico e desidratação. Muitos profissionais, na tentativa de controlar a diarréia, interrompem a nutrição enteral, ocasionando nutrição inadequada do paciente e não resolução da causa da diarréia. O uso do modo intermitente da nutrição enteral atinge a meta nutricional com mais eficácia, porém não altera o funcionamento intestinal, como nos casos de diarreia, podendo até piorá-la Fórmulas contendo proteína hidrolisada e aminoácidos são denominadas como semi-elementar e elementar, respectivamente. São fórmulas a serem consideradas em casos de diarréia persistente ou outras condições de má-absorção, apesar de serem dietas com alta osmolaridade (a dieta elementar não é utilizada hoje no paciente adulto). Diversos fatores podem contribuir para inicio da diarréia como a administração de antibióticos que ocasionam alteração da microbiota intestinal, o que resulta em crescimento de bactérias patogênicas, como Enterobacteriaceae e Clostridia, e inibição da microbiota intestinal anaeróbica, com redução da produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). Para pacientes que desenvolvem diarréia, o uso de fibras solúveis prebióticas demonstra resultados benéficos, uma vez que possuem impacto na microbiota intestinal e na função de barreira intestinal. A fermentação das fibras solúveis prebióticas, como FOS e inulina, resulta na produção de AGCC. O efeito trófico dos AGCC no cólon estimula a captação de água e eletrólito, além de estimular o crescimento de Bifidobacteria e Lactobacillus.  

Resposta certa

Letra C – Iniciar uso de prebiótico  

Referência:

Brito-Ashurst, I., Preiser, Jean-Charles. Diarrhea in Critically Ill Patients: The Role of Enteral Feeding. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, 2016. 40(7): p. 913-923. McClave. S.A., et al. Guidelines for the Provision and Assessment of Nutrition Support Therapy in the Adult Critically Ill Patient: Society of Critical Care Medicine (SCCM) and American Society for Parenteral and Enteral Nutrition (A.S.P.E.N.). Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, 2016. 40(2): p. 159-211.     Jeniffer Danielle Machado Dutra Nutricionista Mestre pelo Programa Saúde do Adulto – UFMG Pós graduação em Terapia Nutricional e Nutrição Clinica – GANEP Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional – VP Centro de Nutrição Funcional Nutricionista Voluntária na Associação Pró-Cura da ELA Membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)   Revisor: Lucas Lima Carvalho Intensivista pela AMIB Nutrólogo - Coordenador da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutriconal - EMTN do Hospital Vila da Serra, Nova Lima,MG   Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência. Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.  
Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Estudos
2 de março de 2020
Acidente vascular encefálico: causas e tratamento

Acidente vascular encefálico (AVE) – também conhecido como acidente vascular cerebral (AVC), ou ainda derrame cerebral – é uma doença frequente e muito grave. Existem dois tipos de AVE: o isquêmico e o hemorrágico. Segundo a Agência Brasil, foram atribuídos mais de 100.000 óbitos à doença em 2015, sendo que desses 4.592 mortes foram de […]

Quiz Somiti
4 de agosto de 2021
Quiz #133: Parada cardiorrespiratória (PCR) no ambiente extra-hospitalar.
Estudos
1 de novembro de 2018
Quiz #59 – Arritmias
Quiz Somiti
31 de janeiro de 2022
QUIZ #141: perda muscular substancial