Estudos
Cirurgia bucal em pacientes sob terapia antitrombótica
17 de abril de 2018

Foi demonstrado no artigo de revisão “Dental management for patients undergoing heart valve surgery” publicado na Cardiac Surgery por (SOUZA et al., 2017), que a literatura atual não recomenda interromper o uso de anticoagulante para realizar extrações dentárias, biópsia e procedimentos periodontais.

Para avaliar as novas recomendações o artigo publicado na Blood Coagulation & Fibrinolysis “Oral surgery in patients under antithrombotic therapy: perioperative bleeding as a significant risk factor for postoperative hemorrhage” por (ROCHA et al., 2018), teve objetivo de investigar a ocorrência de complicações hemorrágicas trans e pós-operatórias em pacientes em uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários orais, submetidos a cirurgia oral.

A metodologia utilizada foi a realização de um levantamento de dados a partir dos prontuários de pacientes atendidos pelo Serviço de Odontologia HC-UFMG entre 2010 e 2015, com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG (1.222.370). Resultados: Foram incluídos no estudo, prontuários de 179 pacientes submetidos a 293 procedimentos cirúrgicos. Um total de 8 casos de sangramento trans e 12 episódios de hemorragia pós-operatória foram documentados.

O manejo das complicações foi realizado, na maioria dos casos, empregando-se medidas locais de hemostasia. A análise estatística foi realizada utilizando o programa IBM SPSS Statistics (20.0) e diferenças foram consideradas significativas para valores de p<0.05. Foi encontrada associação entre a ocorrência de hemorragia pós-operatória e as seguintes variáveis: sangramento trans-operatório aumentado (p=0.043), faixa terapêutica da Razão Normalizada Internacional (RNI) entre 2,5-3,5 (p<0.001) e uso de terapia combinada com varfarina e antiagregante plaquetário (p<0.001). Conclusão: Exodontias podem ser realizadas em pacientes submetidos a terapia antitrombótica sem alteração da terapia devido ao baixo risco de complicações hemorrágicas.

Contudo, é importante a atenção aos valores de RNI, sangramento aumentado durante o período trans-operatório e uso de medidas locais para hemostasia. Os resultados validaram o algoritmo “Manejo odontológico para pacientes submetidos à cirurgia cardíaca valvar” publicado por SOUZA et al., 2017.

Por Alessandra Figueiredo de Souza
lattes.cnpq.br/2399496536217411

Conheça os cursos ministrados pela Somiti e acesse nossa página no Facebook.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
31 de maio de 2019
‘Crise asmática severa’ preocupa

O pneumologista e intensivista Marco Antônio Soares Reis explica que a crise asmática severa é uma doença que registra dois milhões de visitas por ano em emergências. Destes pacientes, cerca de 3% necessitam de intubação e ventilação mecânica. “Há registros de 6 mil mortes por ano em decorrência da crise asmática”, diz. Conheça mais 15 […]

Geral
18 de setembro de 2019
7 considerações sobre a síndrome da hipertensão intracraniana
Notícias
16 de março de 2020
Ministério da Saúde publica um novo Boletim Epidemiológico sobre a COVID-19
Notícias
11 de junho de 2019
Epilepsia