A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) foi eleita como a representante oficial da Medicina de Emergência junto à Associaçao Médica Brasileira (AMB). A votação aconteceu dia 21 de março de 2017, na sede da AMB.
Conforme divulgou a entidade eleita, trata-se do reconhecimento de quase uma década de luta e perserverança de uma equipe que sempre trabalhou e defendeu:
- Um estatuto moderno, democrático, disponível ao público, semelhante aos países desenvolvidos, que não permite ter donos, ‘caciques’, oligopólios. A Abramede presta conta de tudo, tem eleição democrática e transparente.
– A Abramede é a única associação nacional reconhecida e apoiada por todas as sociedades internacionais de medicina de emergência.
– As 10 residências médicas brasileiras de medicina de emergência são todas ligadas e formadas por pessoas da ABRAMEDE.
– A Abramede defende e luta pela melhoria dos serviços de emergências, pela qualificação e apoio ao médico emergencista, por dignidade e qualidade no atendimento à população.
Em Minas Gerais, Abramede e Somiti comemoraram a decisão e seguem firmes nas diversas ações e parcerias estabelecidas
Histórico anterior:
Em setembro, conforme resolução 2149/16 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) lançou edital criando o Departamento de Medicina de Emergência para a escolha da Associação que representará a especialidade no Conselho Científico.