Os profissionais da saúde são responsáveis pela assistência e gerenciamento de quadros complexos causados por patologias graves. Dessa forma, estão envolvidos no monitoramento e controle das funções vitais do paciente. Os cuidados intensivos exigem do profissional a educação continuada, visto que a área está em constante atualização.
Por esse motivo, é fundamental que os profissionais tenham em sua rotina de trabalho a manutenção de práticas por meio de cursos, palestras, especializações e outros meios para obter conhecimento específico. Neste conteúdo você vai conhecer a importância da atualização para esses profissionais e 7 cursos que clínicas e hospitais devem oferecer para seus profissionais.
A importância da educação continuada para os profissionais da saúde
O ambiente de cuidados intensivos exige atuação multidisciplinar. Portanto, além de médicos, a equipe de intensivistas é formada por enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, entre outros. Dessa forma, todos os profissionais precisam manter-se atualizados.
Afinal, é indispensável alinhar os conhecimentos e oferecer ao paciente, assistência de qualidade, rápida e precisa, evitando a ocorrência de prejuízos à sua saúde e aumentando as chances de melhora do quadro.
7 cursos que clínicas e hospitais devem oferecer aos seus profissionais
Para elevar a experiência e capacidade dos profissionais intensivistas, é preciso capacitá-los conforme a necessidade dos quadros apresentados. A seguir, listamos 7 cursos que clínicas e hospitais devem oferecer para elevar os conhecimentos teóricos e práticos dos profissionais.
1. Manejo de via aérea e intubação traqueal – MAVIT
O curso deManejo de Vias Aéreas e Terapia Intensiva (MAVIT) foi desenvolvido para proporcionar aos profissionais o treinamento de habilidades do manejo de vias aéreas em diferentes cenários, para o rápido reconhecimento e intervenção em situações de risco, seja em pacientes pré-hospitalares ou intra-hospitalares.
Por meio de conteúdo teórico e prático, o curso visa capacitar o profissional o treinamento de habilidades de ventilação com máscara facial, laringoscopia com diferentes lâminas, dispositivos supraglóticos, uso do Bougie, dispositivos ópticos e via aérea cirúrgica, adequando os equipamentos e medicações para analgesia, sedação e bloqueio neuromuscular, de acordo com cada situação.
2. Fundamentos do Suporte Intensivo – FCCS
O curso de Fundamentos de Suporte Intensivo (Fundamental Care Critical Support – FCCS) é voltado para profissionais que atendem pacientes graves em urgência e emergência. O conteúdo do curso enfatiza o reconhecimento e tratamento de insuficiência respiratória, manejo das vias aéreas, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, monitorização do balanço de oxigênio, choque, infecção, trauma, parada cardiorrespiratória, síndrome coronariana aguda, suporte neurológico, distúrbios eletrolíticos e metabólicos, entre outros temas.
3. Suporte Avançado de Vida Cardiovascular – ACLS
O Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) é o curso de imersão, com abordagens práticas e simulação realística utilizando manequins, o curso simula diversas arritmias cardíacas.
Desse modo, os profissionais são treinados para atender, de forma sistemática, as mais diversas arritmias cardíacas, incluindo todos os ritmos de parada cardíaca, assim como a abordagem correta do paciente no pós-parada.
4. Basic Life Support – BLS
Profissionais da saúde também devem realizar capacitações que contribuam para atendimentos de emergências cardiovasculares. Por isso, outra recomendação é a imersão teórico-prática para formar médicos, enfermeiros, socorristas, técnicos de enfermagem e outros profissionais ligados à área da saúde para atuação em emergências cardiovasculares em ambientes hospitalares e pré-hospitalares.
5. Fundamentos do Suporte Terapêutico Intensivo em Pediatria – PFCCS
O curso deFundamentos de Suporte Intensivo Pediátrico (PFCCS) é voltado para o tratamento do paciente pediátrico grave nas primeiras 24 horas. Assim, o treinamento visa preparar enfermeiros, fisioterapeutas e médicos generalistas e pediatras na identificação e tratamento inicial dos pacientes pediátricos gravemente enfermos. Além disso, preparar os profissionais para reconhecer e tratar a deterioração aguda de pacientes previamente estáveis.
6. Suporte Avançado de Vida em Pediatria – PALS
O curso Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS) foi desenvolvido para preparar profissionais da saúde a realizar uma abordagem sistematizada para avaliação e tratamento da criança gravemente enferma. Desse modo, o curso visa o reconhecimento e tratamento eficaz de condições críticas em crianças e redução de mortalidade.
7. Fundamentos do Suporte Intensivo Obstétrico – FCCS OB
A imersão teórico-prática deFundamentos de Suporte Intensivo Obstétrico é voltada para profissionais que atendem pacientes gestantes com doenças graves em ambiente de pronto-socorro, enfermaria, centro cirúrgico, sala de parto ou UTI.
A capacitação também é destinada a profissionais que buscam atualização adicional em cuidados intensivos. Faz parte da capacitação a abordagem nas mudanças fisiológicas durante a gravidez, manejo das vias aéreas, monitorização hemodinâmica, tratamento da pré-eclâmpsia e eclâmpsia, avaliação fetal, manejo do parto e do recém-nascido e muito mais.
Neste conteúdo você pôde conferir a importância de manter os profissionais que atuam em sua clínica ou hospital atualizados, capacitando-os por meio de cursos voltados para a área. Assim, é possível elevar a qualidade de atendimento e minimizar erros durante a abordagem ao paciente em quadros graves.
Gostou deste post? Então,acesse nosso blog para conferir mais conteúdos como este!
